Vimos informar que ESTÁ SUSPENSO o Processo Seletivo da Fundação Nosso Lar, até a aprovação da reestruturação do Plano de Trabalho, para implantação do serviço de Comunidade Terapêutica Infanto-Juvenil – Convênio Municipal n° 003/2018. Ressaltamos ainda que o processo de seleção foi concluído e a publicação da lista de classificados será realizada assim que os procedimentos administrativos forem firmados pelos órgãos competentes. Segue na íntegra a Nota Oficial da entidade.
Arquivo de agosto de 2018
Retificação dos resultados – PSS FNL
Fundação Nosso LarRetificação do resultado da 1ª Etapa.
Mudança: classificação da candidata ao cargo Psicóloga, Naira Filomena Becker, e da candidata ao cargo Assistente Administrativa, Valeria da Silva Torres Zenkner para a participação da 2ª Etapa do Processo Seletivo.
Listagem Geral de Classificação e Convocação para a 2ª Etapa do PSS
Fundação Nosso LarEDITAL PROCESSO SIMPLIFICADO
Fundação Nosso LarEsta aberto Processo Simplificado da Fundação Nosso Lar.
Confira os documentos e Participe!
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PDF
Abertura de Processo Seletivo
Fundação Nosso LarVimos comunicar a Abertura do Processo Seletivo Simplificado n 001/2018) da Comunidade Terapêutica Infanto-Juvenil, aonde estarão dispostas as seguintes vagas : Coordenador Administrativo, Coordenador Pedagógico, Assistente Social, Psicologo e Assistente Administrativo.
O Projeto trata-se de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Secretaria Municipal da Saúde – Convênio 003/2018. Trabalharemos ainda conjuntamente com o CAPS-Infantil e rede de proteção a criança e adolescente.
Comunidade Terapêutica Infanto-Juvenil
Fundação Nosso Lar“Vai florescer, o ser divino que está dentro de você”.
Público Alvo
Crianças e adolescentes após processo de desintoxicação que sofrem com uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas (SPA) que se encontrem em situação de rua, em processo de acolhimento institucional e/ou familiar, com vínculos familiares fragilizados e/ou rompidos, diagnosticados pelo CAPS I, encaminhados através de referenciamento da rede de proteção e determinação da Vara da Infância e Juventude de Foz do Iguaçu.
APRESENTAÇÃO
Em todos os processos da história da humanidade, pessoas usaram e abusaram de substâncias capazes de modificar o funcionamento do sistema nervoso, induzindo sensações corporais e estados psicológicos alterados, denominadas pelo senso comum de “drogas”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera “droga” qualquer substância que seja capaz de alterar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas, comportamentais, agressoras do sistema nervoso central, aumentando-o (estimulantes), reduzindo-o (depressoras), ou alterando as percepções (perturbadoras), chamadas então de psicoativas.
Percebe-se de modo impressionante um número cada vez maior de crianças e adolescentes adictas, principalmente as expostas a ambientes insalubres, situações de vulnerabilidade e riscos decorrentes da desigualdade social, famílias cujos vínculos estão fragilizados ou rompidos, expostas a experiências traumáticas e/ou dolorosas. Influenciadas por aspectos ambientais (sociais, culturais e educacionais) comportamentais e genéticos, sofrem de modo mais agressivo as consequências das negligências, dada exposição constante às variadas formas de violência.
É importante reconhecer para além dos conflitos existenciais, mentais e sociais decorrentes do uso de drogas lícitas e ilícitas, a infância e adolescência são as fases mais críticas do desenvolvimento humano e social. São nestas fases que os indivíduos se constituem a partir do contato com mundo exterior, e se deparam com seus maiores problemas, os quais mascarados pelo uso de psicoativos como forma de enfrentamento errônea, colaboram para potencializar a predisposição de um comportamento agressivo e anti-social. A falta de comunicação, inabilidade de expressar emoções, dificuldades de relacionamento, negativismo, impulsividade, impaciência e comportamentos desafiadores, são uns dos mecanismos comportamentais acionados. Estes tendem a imputar desvios de conduta e situações de risco que devem ser prevenidas pela família, pelas instituições e pelo Estado.
Justificativa
A embriaguez e o consumo de substâncias psicoativas ilícitas (cocaína, crack, ópio, ecstasy e afins) têm sido usados por crianças e adolescentes como amortecedores disfuncionais de superação de conflitos existenciais, sociais, afetivos, buscas compulsivas individuais por sensações de prazer e/ou fugas das realidades, contribuído para a degradação familiar, degeneração física, psicológica e moral, sendo fontes imensuráveis de prejuízos socioambientais e delinquências infantojuvenis acometidas.
O comportamento de consumo pode e dever ser combatido a partir da garantia dos direitos fundamentais e atividades de intervenções motivacionais, porém as mesmas precisam estar estruturadas em um plano terapêutico contínuo, que trabalhe com etapas de conscientização, enfrentamento, superação de expectativas, fortalecimento e resiliência. Estes programas precisam, para obter resultados positivos, ser construído conjuntamente com as necessidades, interesses subjetivos dos atendidos, dentro de espaços adequados e ambientalizados para tal finalidade.
Visa-se a partir disto garantir a proteção da criança e adolescente, respeitando os tempos de acolhimento conforme os níveis emergenciais e situações específicas. Para isto, nossa proposta ofertará acolhimento em três (3) casas residenciais, sendo uma feminina e uma masculina, e uma para condições excepcionais, atendendo 15 vagas e possibilitando acessos a atividades de educação holística, incentivo ao autoconhecimento, autoconsciência, autodisciplina e auto-organização. Trabalhar com atividades artísticas, lúdicas, pedagógicas, esportivas e terapêuticas, junto com estímulos de convivência de pares, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; instrumentalização dos potenciais e habilidades sociais como premissas para a constituição de sujeito cidadão e por fim, possibilitar o contato com técnicas, capacitações e atividades laborais que qualifiquem as condições de vida e possam gerar renda.
Objetivos Específicos:
1) Proporcionar moradia, educação viva, esporte, cultura, lazer e terapias que contribuam com o desenvolvimento humano, em acolhimento humanizado, especializado temporário, de média duração, de no máximo 9 meses.
2) Propiciar acompanhamento psicossocial ao usuário e a respectiva família;
3) Desenvolver atividades de conquista das qualidades volativas dos atendidos e ações para o fortalecimento de vínculos familiares e de apoio aos processos de autonomia, reabilitação e reinserção do público atendido; através de espaços coletivos de escuta e vivências familiares e/ou comunitárias;
4) Criar, incentivar e proporcionar atividades externas de convivência e integração social, a partir da permacultura e educação viva – laborterapia, em contato com a terra cedida pela Prefeitura Municipal para este fim.
5) Realizar visitas domiciliares conforme demanda, para conhecer melhor a realidade familiar dos residentes enquanto estão no período de tratamento e quando houver a necessidade realizar encaminhamentos para a rede de atendimento do município e região;
6) Desenvolver em conjunto com a criança e adolescente um projeto de vida, estimulando o protagonismo, inclusive para geração de renda, que oportunizem aprendizagem, preparando-os para o mundo do trabalho;
7) Fortalecer os programas transversais de interdisciplinares a fim de promover as políticas públicas voltadas a proteção da criança e adolescente, em principal com a Rede Intersetorial – Assistência Social, Saúde, Educação, Justiça e Direitos Humanos.
PLANO ATIVIDADES TERAPÊUTICAS:
1) Permacultura
Buscar no meio produtivo da agricultura mecanismos de reconstrução da identidade, instrumentos de qualidade de vida e sobrevivência. O contato com a terra é o utilizado em quase todas as comunidades terapêuticas. O cuidado com as plantas, com os alimentos, com o preparo do alimento,além de reeducativo é motivacional. Por esta razão propomos oferecer técnicas e valores sobre permacultura (hortas orgânicas, alimentação saudável – Pancs, agro floresta, bio construção e biodinâmica). Estes conhecimentos tem sido promovidos nacionalmente e internacionalmente, os quais podem ser considerados terapêuticos, possibilitarem qualidade de vida e novas formas sustentáveis de trabalho.
2) Yoga
A Yoga tem contribuído com inúmeros fatores para o desenvolvimento humano. No mundo infanto-juvenil colabora para o trabalho da concentração, equilíbrio, desenvolvimento motor, respiração e superação de limites. Além de investir na capacidade meditativa, contribui no desenvolvimento do autoconhecimento e superação de conflito a partir da conexão e resignificação das emoções mais profundas do ser.
3) Psicoterapia Bonding
A Psicoterapia Bonding atua em 10 países a mais de 30 anos. Trabalha o reconhecimento pisco-social e espiritual de emoções ocultas, provenientes da falta de preenchimento de necessidades biopsicossociais, que geram vinculações e comportamentos disfuncionais. Tem contribuído para a reestruturação cognitiva, reavaliação de sistemas de crenças, estimulando mudanças comportamentais e a expressão de sentimentos guardados a sete chaves no inconsciente. Utiliza-se para isso da prática afetiva, movimentos corporais, verbais, manifestações em grupo e abraço primário. Esta técnica afetiva esta embasada na reconstrução da identidade, no restabelecimento da união entre necessidade básica, contato físico e abertura emocional a partir do encontro com as as emoções primárias: raiva, medo, dor, amor e culpa.
4) Arteterapia e Artesanatos
Procedimento terapêutico que busca interligar os universos internos e externos do indivíduo através das simbologias. Busca usar as atividades artísticas em prol da saúde e da escuta. Confecção de Mandalas, a partir do trabalho manual de fios de lã e gravetos de madeira. A modalidade trabalha com a técnica de cromoterapia – terapia a partir das cores. O artefato além de terapêutico possibilita a geração de renda, por ser um adorno decorativo e alegre. Pinturas, modelagem, desenhos livres, e afins. Além destes, oficinas de macramês, bonecas de pano, fantoches, reciclados e fuxico. Arte, produção e muita troca de experiência.
5) Terapia Ocupacional
A intervenção do terapeuta ocupacional tem como objetivo principal o resgate e a manutenção de habilidades físicas, motoras, cognitivas ou psicossociais do paciente, para o desenvolvimento de uma maior autonomia e independência nas atividades que fazem parte de seu cotidiano. Assim, a terapia ocupacional auxilia o restabelecimento de tarefas como: trabalhar, escrever, tomar banho, cozinhar, dirigir, andar, brincar, estudar, atividades produtivas, de lazer e entretenimento.
O terapeuta ocupacional pode atuar utilizando uma gama de atividades (lúdicas e expressivas por meio do lazer, arte, dança, leitura, desenho, pintura e estimulação cognitiva, entre outras) como recurso terapêutico. Não são atividades desenvolvidas meramente para ‘ocupar o tempo’, mas escolhidas com objetivos bem definidos e utilizadas como estímulos para provocar respostas específicas desejadas pelo terapeuta. Como exemplo, o terapeuta ocupacional pode utilizar uma atividade de pintura para trabalhar a noção de espaço, coordenação motora, concentração, dentre outras habilidades. É fundamental que as atividades realizadas sejam significativas, se relacionando com as necessidades, interesses e com realidade do paciente.
Cultura, Esporte e Lazer.
5) Comunicação Popular, Literatura e Poesia:
Criar mecanismos de expressão infanto-juvenil e auxiliar na produção de conteúdos. O empoderamento se dá a partir da comunicação, da inteligência emocional e da sensibilização e conscientização do “outro” sobre temas individuais e sociais.
6) Dança Circular
A Dança Circular é cooperativa por natureza. Assim, nos tempos atuais, quando as pessoas estão buscando caminhos para harmonizar as diferenças, este tipo de proposta cai como uma luva por sua simplicidade e profundidade. Em roda, de mãos dadas, olhos nos olhos, o resgate das danças folclóricas traz a ancestralidade à flor da pele e conecta cores, raças, tempos e espaços, acessando outros níveis de consciência e percepção. Esta prática prepara o ser humano para uma nova etapa da humanidade, onde harmonia e paz serão reflexos de atitudes de cooperação e comunhão.
7) Esporte
Trabalhar com esportes que possibilitem disciplina, autocontrole, trabalho em equipe e adrenalina. Volei, Futbol, Atletismo, Ciclismo, Sup, Caiaque, Trilhas Ecológicas, Capoeira e Skate.
8) Música, Dança, Teatro e Circo.