Arquivo de junho de 2011

22 junho

“Cena al Tramonto” -Bologna- Italia

Fundação Nosso Lar

jantar 2

Aconteceu ontem, 21 de junho, na cidade de Bologna- Italia, um jantar com o tema“Cena al Tramonto” onde foram apresentados os trabalhos ja realizados pela Fundaçao Nosso Lar pela Diretora de Projetos Ivania Ferronatto. Haviam em torno de 80 pessoas. A iniciativa é do Pe. Massimo e da equipe de paroquianos de Marano e Quarto (lugares ao redor de Bologna). Os fundos recolhidos serão investidos nos projetos de Turismo Solidário e no Centro  de formação para educadores, profissionais e gestores.

22 junho

Seminário do PAIR será realizado em Curitiba (PR)

Fundação Nosso Lar

Acontece no dia 27 de junho, das 8h às 17h30, no Auditório do Setor de Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na cidade de Curitiba (PR), o Seminário para Construção do Plano Operativo Local, que faz parte do processo de implantação do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR). No estado do Paraná, o PAIR é coordenado tecnicamente pelo Programa Escola de Conselhos-PREAE/UFMS e executado pela UFPR.

Durante o Seminário, que consiste na terceira fase do PAIR, será realizada a apresentação de resultados da pesquisa feita por meio do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e haverá ainda um painel sobre a Doutrina da Proteção Integral; a apresentação das políticas públicas do município e a interface das mesmas com o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, que será feita pelas Secretarias de Saúde, Educação Municipal e Estadual, Ação Social, Turismo e Segurança Pública.

22 junho

UFMS abre seleção para primeira turma de Mestrado em Psicologia

Fundação Nosso Lar
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul torna público Edital

para seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Psicologia.

https://sistemas.ufms.br/sigpos/portal/arquivos/index/cursoId:154

18 junho

PAIR Mercosul promove reunião técnica em Porto Alegre (RS)

Fundação Nosso Lar

Será realizada nos dias 20 e 21 de junho na cidade de Porto Alegre (RS) uma reunião técnica do projeto “Estratégia Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual no Mercosul – PAIR MERCOSUL”.

 O encontro tem como objetivo realizar um balanço da execução do projeto, bem como discutir as próximas ações a serem cumpridas. O PAIR Mercosul é um projeto que visa a implantação de uma estratégia regional de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e tráfico para esses fins em 15 cidades gêmeas das fronteiras entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (Chui BR, Chuy UY, Santana do Livramento BR, Rivera UY, Uruguaiana BR, Paso de Los Libres AR, Puerto Iguazu AR, Ciudad del Este PY, Foz do Iguaçu BR, Bella Unión UY, Barra do Quaraí BR, San Tomé AR, São Borja BR, Rio Branco UY, Jaguarão BR).

Tal estratégia foi construída a partir de experiências validadas e sistematizadas de mobilização, organização, fortalecimento e integração de redes e serviços locais de prevenção, atendimento, defesa e responsabilização proposta pela metodologia de trabalho do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR).

 O projeto é financiado pelo Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID) e coordenado tecnicamente pelo Programa Escola de Conselhos – PREAE/UFMS, com apoio Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e dos governos dos demais países envolvidos.

A execução também está sob a responsabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu (UNIOESTE), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Comité Argentino de Seguimiento y Aplicación de la Convención Internacional sobre los Derechos del Nino (Casacidn), Asociación Profundación para las Ciencias Sociales (APFCS) – Universidad de la República Uruguay (UdelaR), Centro de Estudios en Derechos Humanos, Niñez y Juventud (CENIJU).

15 junho

Capacitação “Tipificação dos Serviços Sócioassistenciais”

Fundação Nosso Lar

O Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – COGEMAS-PR, por intermédio da sua Presidente – senhora Marry Ducci, e do Representante Regional dos Municípios do Oeste do Paraná – senhor Ederson  Dalpiaz, convida os Gestores, Conselheiros, Representantes de Entidades e Profissionais da Área de Assistência Social da AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, para a Capacitação “Tipificação dos Serviços Sócioassistenciais”, promovida em parceria com a Fundação Itaú Social. 

 Data: 16/06/2011                                       

Horário: 9h às 12h – 13h30m às 16h30m

 Local: Fundação Cultural

Endereço: Rua Benjamin Constant, nº. 62 – Centro (Ao lado da Prefeitura Municipal) – Foz do Iguaçu/PR.

 Pauta

 9h – Abertura – Ederson Dalpiaz – Secretário Municipal de Assistência Social; Marcelo Sancandi – Presidente CMAS – Município de Foz do Iguaçu;

9h30m – Apresentação do Programa de Capacitação – Fundação Itaú Social e Cogemas/PR; Resolução nº. 8 – Fluxos, Procedimentos e Responsabilidades para o Acompanhamento da Gestão e dos Serviços do Sistema Único de Assistência Social – Márcia Mazzarotto – Assessora Cogemas/PR;

12h às 13h30m – Almoço (por conta do participante);

13h30m – Apresentação sobre Tipificação de Serviços Sócioassistenciais – Alzenir dos Santos Sizanoski Santos – Supervisora Regional da Fundação de Ação Social – Curitiba;

16h às 16h30m – Debate/Encerramento.

 

 

 

 

 

 

 

15 junho

“Oficina sobre Abordagem e Acolhimento de adolescentes pelos Profissionais da Saúde”

Fundação Nosso Lar

Com o objetivo de apoiar as políticas públicas de saúde na região da Fronteira, o Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, órgão colegiado vinculado ao Programa Saúde na Fronteira da Itaipu Binacional, promoverá “Oficina sobre Abordagem e Acolhimento de adolescentes pelos Profissionais da Saúde”. Este projeto tem como objetivo oferecer ao profissional e equipe de saúde da atenção básica, conhecimentos práticos que contribuam para melhorar a qualidade e acolhimento na atenção integral dos adolescentes.

 A Oficina será realizada nos dias 16 e 17 de junho de 2011 (quinta e sexta-feira), nas dependências da Itaipu Binacional em Foz de Iguaçu – Paraná – Brasil.

 As inscrições são gratuitas, as vagas são limitadas, os interessados deverão confirmar sua participação até o dia 15/06/2011 encaminhando o formulário de inscrição ( em anexo) preenchido para o email gtsaude@itaipu.gov.br

 Paula Rodrigues da Silva Zvir
Secretaria GT Itaipu Saúde
ITAIPU Binacional – Centro Executivo – FI/AS.GB
AV. Silvio Américo Sasdelli, Vila “A”, S/N
Tel: (45) 3520-5359 Cel: 8806-6033 Fax: 3520-5355
E-mail: paulas@itaipu.gov.br / gtsaude@itaipu.gov.br

15 junho

Cultura e turismo da Palestina serão expostos na Fundação Cultural -Foz do Iguaçu

Fundação Nosso Lar
evento

  Fundação Cultural de Foz do Iguaçu/Rua Benjamin Constant, 62 – Centro/Fone: (45) 3521-1480

                                                                      
14 junho

15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Fundação Nosso Lar

O fenômeno da violência contra a pessoa idosa não pode ser visto e aceito como processo normal, natural. Precisamos nos indignar e combater posturas violentas, que geram violações de direitos humanos.
http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2011/junho/artigo-2013-15-de-junho-dia-mundial-de-conscientizacao-da-violencia-contra-a-pessoa-idosa

14 junho

MDS publica revista sobre monitoramento e avaliação

Fundação Nosso Lar

Relação da avaliação com a profissionalização da gestão pública, aprimoramento de programas sociais e efeitos econômicos das políticas sociais sobre o produto nacional e a renda das famílias são destaques da edição 

 Para divulgar estudos, experiências e conhecimentos, a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) lançou a primeira revista da área. O número apresenta quatro artigos de especialistas e seções com publicações, livros e teses, além de relatos sobre experiências.

http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2011/junho/mds-publica-revista-sobre-monitoramento-e-avaliacao

Fernanda Souza
(61) 3433-1070 -
Ascom MDS
www.mds.gov.br/saladeimprensa

14 junho

Parlamentares criam frente em defesa da adoção

Fundação Nosso Lar

A iniciativa partiu dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Lindbergh Farias (PT-RJ) e dos deputados Gabriel Chalita (PMDB-SP), Alessandro Molon (PT-RJ) e Reguffe (PDT-DF). Segundo os parlamentares, apesar de a nova Lei da Adoção (Lei 12010/2009), representar um avanço, a demora no andamento dos processos faz com que muitas crianças deixem de ser adotadas.

http://correiodobrasil.com.br/parlamentares-criam-frente-em-defesa-da-adocao%C2%A0/253851/