Arquivo de junho de 2010

30 junho

Rede Proteger

Fundação Nosso Lar

A Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente – Rede Proteger esteve reunida durante a manhã e parte da tarde de hoje (30), no Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu. Durante o encontro os integrantes da Rede ouviram a apresentação do programa da Polícia Federal sobre o combate à ESCCA (Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes), informes sobre o I Seminário de Erradicação do Trabalho Infantil, que acontecerá dia 30 de julho, no SESC e aprovaram o Regimento Interno da Rede Proteger. O coordenador da Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, Giuliano Inziz, foi reconduzido para a coordenação da Rede no próximo semestre.

Confira as imagens (fotos: Carlos Luz)

rede01rede02rede03rede04rede05rede06rede07rede08

23 junho

Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais

Fundação Nosso Lar
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais

Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais

Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais – Resolução CNAS nº109, 2009

Resolução CNAS nº109, de 11 de novembro de 2009, publicada no DOE desta data, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, documento pactuado na 90ª reunião ordinária da CIT, realizada nos dias 04 e 05 de novembro de 2009.

Clique aqui para acessar o arquivo

22 junho

Reunião da Rede Proteger

Fundação Nosso Lar
Rede Proteger se reúne dia 30

Rede Proteger se reúne dia 30

Reunião da Rede Proteger

Data: 30 de junho de 2010

Horário: 8h30 às 16h 30

Local: Refúgio Biológico Bela Vista

Pilares Estratégicos / Comissões Técnicas

Direito à Convivência Familiar

Dependência Química de Crianças e Adolescentes

Eventos e Comunicação

Fortalecimento Institucional

Educação

Pauta

Apresentação do programa da Polícia Federal sobre combate a ESCCA;

Regimento Interno – Avaliação e Aprovação;

Eleição da nova coordenação;

Encaminhamentos para o Plano Municipal de combate à ESCCA e Tráfico de pessoas;

Agenda do Próximo semestre;

Agendamento de encontros trinacionais em Foz pela Proteger;

Agenda de encontros trinacionais proposta por outras organizações (PAIR, OIM, etc).

17 junho

Concurso Causos do ECA

Fundação Nosso Lar
Prorrogado prazo para inscrições do Concurso Causos do ECA.

Prorrogado prazo para inscrições do Concurso Causos do ECA

Clique aqui para acessar o regulamento.

17 junho

Combate ao trabalho infantil

Fundação Nosso Lar
Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil

Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil

Especialistas afirmam que para dar um “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil” (tema da campanha 2010 de combate ao trabalho realizado por crianças e adolescentes), o Brasil precisa de estratégia incisiva e de centralidade para o assunto. A solução está na educação de qualidade.

Leia mais

17 junho

Adolescentes infratores

Fundação Nosso Lar
Mais de 50% dos adolescentes infratores não deveriam estar presos

Mais de 50% dos adolescentes infratores não deveriam estar presos

Apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prever que o infrator somente poderá cumprir medida de internação quando tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou atentado à vida, a situação nacional é bem diferente.

Segundo a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Carmem Oliveira, mais da metade dos adolescentes presos não cometeram delito grave.

“Hoje mais de 50% dos adolescentes internos cumprem medida de internação por cometerem delitos contra o patrimônio (roubo ou furto) e é o primeiro ingresso na instituição. Eles não deveriam ser internos e sim cumprir medidas alternativas, como prestação de serviço”, afirma.

Leia mais

2 junho

Alternativa para egressados

Fundação Nosso Lar

Professor de educação física, Wilson Santos saiu de um abrigo e viveu por três anos em uma república (Foto: Arquivo Pessoal)

Professor de educação física, Wilson Santos saiu de um abrigo e viveu por três anos em uma república (Foto: Arquivo Pessoal)

República é alternativa para jovem que faz 18 anos sem conseguir adoção. Organizações e prefeituras montam núcleos para recebê-los.


Wilson Santos superou o drama que todo adolescente que vive em abrigos e completa 18 anos precisa enfrentar. Hoje formado em educação física, o professor de 29 anos não conheceu os pais, foi menino de rua e passou três anos internado na Febem até ser transferido para o abrigo Liga Solidária, em São Paulo, quando tinha apenas nove anos. Ali, ele passou toda a adolescência até fazer 18 anos e ser obrigado a deixar a instituição.

Com a maioridade, os jovens moradores de abrigos já são considerados independentes e aptos a viver por conta própria, mesmo quando não possuem capacitação profissional. Além da falta de apoio financeiro, eles são abalados pela ruptura repentina do convívio com os funcionários e colegas do abrigo.

Mas como iniciar uma vida independente com apenas 18 anos, um histórico de abandono familiar, baixa escolaridade e sem dinheiro até para se alimentar? Para não deixar desamparados esses garotos, em 1998 a direção do Liga Solidária organizou com recursos próprios uma república que funcionava em uma casa alugada na Zona Sul de São Paulo.

Leia reportagem na íntegra

2 junho

Catavento

Fundação Nosso Lar
organização não governamental Catavento

organização não governamental Catavento

Dos bancos das faculdades de Comunicação Social e Direito da Universidade Federal do Ceará, nasce a organização não governamental Catavento Comunicação e Educação Ambiental, localizada em Fortaleza, capital cearense.
Ao completar 10 anos de existência, o Catavento focaliza sua atuação numa combinação que vem dando certo: comunicação e educação como estratégia para o desenvolvimento humano. E é entre crianças, adolescentes e jovens do semi-árido brasileiro, que o Catavento encontra seu público ideal.

Projetos desenvolvidos pelo Catavento:

Rede Boca no Trombone

Agência de Notícias

Catadores de Sonhos

Bom Conselho a Gente Faz

Competências Familiares

Cordel do Rádio Encantado

Dois Dedos de Prosa

Eu Prometo Já Morreu

Projeto Dom Hélder Câmara

Projetos antigos

Rádio e Matrizes Culturais

Rede ANDI – Histórico

Rede ANDI no Ceará

Segura Essa Onda

Conheça mais

1 junho

O Iguassu destaca FNL

Fundação Nosso Lar
O Iguassu: "fim da parceria Nosso Lar com Prefeitura de Foz"

O Iguassu: "fim da parceria Nosso Lar com Prefeitura de Foz"

A 16ª Edição do jornal O Iguassu, que começou a circular hoje (01), destaca na capa e traz uma reportagem de duas páginas sobre o “fim da parceria Nosso Lar com a Prefeitura de Foz”. Na matéria a diretora de projetos da FNL, Ivania Ferronatto, explica os motivos que levaram a instituição a mudar o rumo do trabalho estratégico desenvolvido com crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu.

O jornal O Iguassu pode ser adquirido nas bancas de revistas e outros pontos de vendas.