Arquivo de abril de 2010

30 abril

Rede Proteger

Fundação Nosso Lar
Ivania Ferronatto, da FNL, apresentou o projeto do Seminário RELAF

Ivania Ferronatto, da FNL, apresentou o projeto do Seminário RELAF

A Rede Proteger de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente esteve reunida hoje durante a manhã e parte da tarde, no auditório do Refúgio Biológico Bela Vista. Entre outros assuntos, a Rede discutiu o Seminnário Latino-americano de Acolhimento Familiar da RELAF e as atividades que marcarão o dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O diretor de Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, esteve presente e prestou apoio à Rede Proteger.Confira as imagens (fotos: Carlos Luz e Sylvania kazmierski)

rede08rede09rede10

rede02rede03rede04rede05rede06rede07

29 abril

Seminário da RELAF

Fundação Nosso Lar
Foz do Iguaçu sediará Seminário da REFAF

Foz do Iguaçu sediará Seminário da RELAF

Representantes da RELAF - Rede Latino-americana de Acolhimento Familiar, Sara Josefina González e Matilde Luna, estarão em Foz do Iguaçu entre os dias 3 e 6 de maio, para manter contatos e ultimar os preparativos para a realização do próximo Seminário Regional (Latino-americano) da RELAF, marcado para os dias 2, 3 e 4 de setembro, em Foz.

A Rede, com sede em Buenos Aires, Argentina, tem como proposta promover o direito à convivência familiar e comunitária, focalizando na prática do acolhimento familiar como garantia desse direito.  A expectativa é de que o Seminário “Celebração das experiências. Fortalecendo os avanços na garantia do direito à Família” reúna profissionais, gestores e executores de políticas públicas na área da criança e do adolescente de toda a América Latina. No último Seminário RELAF, realizado em 2009, participaram 530 pessoas provenientes de 22 países da América Latina e Europa, representando organizações internacionais, governos e organizações da sociedade civil.

Leia mais sobre a RELAF em www.relaf.org

27 abril

Serviço de Proteção Social

Fundação Nosso Lar
servico_protecao

Serviço de Proteção Social

Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo. Editado pelo Conselho Federal de Psicologia, a publicação deste documento, que lida com tão delicada e complexa questão de nossa sociedade, marca mais um passo no movimento de aproximação da Psicologia com o campo das políticas públicas, em uma perspectiva de garantia dos direitos humanos, de fortalecimento da cidadania por meio do controle social e de um Estado responsável.

Download Serviço de Proteção Social

26 abril

Reunião da Rede Proteger

Fundação Nosso Lar
Rede Proteger

Rede Proteger (foto: Abilene Rodrigues)

Acontece na próxima sexta (30), no Refúgio Biológico Bela Vista, a reunião mensal da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente da Tríplice Fronteira – Rede Proteger. Estarão em pauta assuntos dos pilares estratégicos das comissões técnicas: Direito à Convivência Familiar; Dependências Químicas Crianças e Adolescentes; Eventos e Comunicação; Fortalecimento Institucional e Educação. Além destes pontos também será discutido o Encontro Latino-americano de Acolhimento Familiar; Demonstração do uso dos meios de comunicação na Internet; Definição do folder da Rede e o calendário Geral. Na Reunião também será apresentado o Observatório Social de Foz do Iguaçu (OSFI) e o Projeto Olho Vivo, que acontecerá em maio com a colaboração da Controladoria Geral da União (CGU).

Serviço:

Reunião da Rede Proteger

Data: 30 de abril

Horário: Das 8 as 16: 30 horas

Local: Refúgio Biológico Bela Vista

23 abril

Biblioteca CAOPCA

Fundação Nosso Lar
vitimas_de_abuso

Vítimas de Abuso

Acesse as publicações do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente (CAOPCA) do Ministério Público do Estado do Paraná:

Crianças Vítimas de Abuso Sexual: aspectos psicológicos da dinâmica familiar

Autora: Karen Richter Pereira dos Santos Romero (2007 – 1ª edição)

Arquivo: Vitimas_de_Abuso.pdf  -  1,18 MB

Revista Igualdade – Livro 41 Temática: Drogadição

Autores diversos (Março / 2008)

Arquivo: RI–41_Drogadicao.pdf  -  3,09 MB

Revista Igualdade – Livro 42 Temática: Medidas Socioeducativas em Meio Aberto Volume I

Autores diversos (Março / 2008)

Arquivo: RI–42_Medidas–Vol_I.pdf  -  1,90 MB

Revista Igualdade – Livro 43 Temática: Medidas Socioeducativas em Meio Aberto Volume II

Autores diversos (Março / 2008)

Arquivo: RI–43_Medidas–Vol_II.pdf  -  2,89 MB

19 abril

Resolução para ampliar vacinação

Fundação Nosso Lar
vacina

CMDCA de Santos aprova Resolução para ampliar vacinação

Por Eduardo Ravasini

De forma pioneira no País, em Assembleia Extraordinária, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santos aprovou uma Resolução Normativa que delibera que os órgãos responsáveis pela saúde na Cidade, devam garantir o direito de acesso a vacinação a todas as crianças e adolescentes. A iniciativa é baseada no artigo 227, da Constituição Federal, que diz que meninos e meninas são PRIORIDADE ABSOLUTA.

O motivo da mobilização é porque a campanha nacional de vacinação só abrange crianças de seis meses a dois anos. A Resolução visa contemplar todas as crianças e adolescentes.

De acordo com a Resolução aprovada, o Poder Executivo deve se mobilizar em caráter de urgência para que crianças e adolescentes não fiquem de fora da campanha de vacinação. O documento também prevê uma liberação de recursos, provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), para compra e aplicação das vacinas, caso haja necessidade.

No Paraná, o Ministério Público impetrou ação na Justiça Federal para que todos os habitantes fossem vacinados e obteve liminar favorável.

(Fonte: http://infanciaempauta.blogspot.com)

16 abril

Um Sonho Possível

Fundação Nosso Lar

Um sonho Possível

Um sonho Possível

Um Sonho Possível (The Blind Side, EUA, 2009)


Um jovem negro morador de rua, vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca que acredita em seu potencial.

Com a ajuda do treinador de futebol de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta (Ganhador do Oscar 2010 na categoria melhor atriz, com Sandra Bullock).

Gênero: Drama

Classificação: 10 Anos

Duração: 2h08min

13 abril

Agenda Abril 2010

Fundação Nosso Lar
abril_2010

Agenda abril 2010

Até 16 de maio – Inscrições abertas para o Programa Ação para Crianças

Até 06 de junho - Inscrições abertas para o 6° Concurso Causos do ECA

02 – Feriado Nacional – Paixão de Cristo

04 – Feriado Nacional – Páscoa

12 e 13 – Seminário Latino-americano sobre Justiça Juvenil – Salvador, BA

12 a 19 - 12º Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, Salvador – BA

13 – Lançamento documentário “As Muitas Faces de uma Cidade – Foz do Iguaçu, PR

15 – I Conferência Municipal de Saúde Mental – Foz do Iguaçu, PR

21 – Feriado Nacional – Tiradentes

21 a 24 – III Congresso Internacional de Pedagogia Social – São Paulo, SP

30 - Reunião Mensal da Rede Proteger – Foz do Iguaçu, PR

30 de abril a 03 de maio – II Encontro Nacional de Adolescentes – Rio de Janeiro, RJ

13 abril

Ação para Crianças

Fundação Nosso Lar

chamada

O Programa Ação para Crianças, desenvolvido pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE lança uma chamada pública para pequenos projetos sociais que visem beneficiar, direta ou indiretamente, a infância e adolescência. O período de recebimento das propostas vai até o dia 16 de maio.

Para participar os interessados devem enviar exclusivamente a proposta de projeto para projeto@cese.org.br (não serão considerados projetos enviados por correio ou para outros endereços eletrônicos da CESE). O arquivo encaminhado deve conter a proposta com orçamento e plano da atividade de mobilização de recursos. Os projetos recebidos serão analisados a partir da clareza do trabalho apresentado para o benefício de crianças e adolescentes, mesmo que indiretamente. A divulgação dos projetos selecionados será feita pelo site da CESE –http://www.cese.org.br – no dia 16 de junho.

Para mais informações e link do formulário para elaboração de projetos, visite a página do Programa Ação Para Crianças, clicando aqui.

9 abril

Causos do ECA

Fundação Nosso Lar

causos_eca

O Portal Pró-Menino lança o 6º Concurso “Causos do ECA”, que tem como objetivo divulgar histórias reais de vidas transformadas pela correta utilização do Estatuto da Criança e do Adolescente. As inscrições vão até 7 de junho e qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar.

Acesse a página do Concurso