Arquivo de fevereiro de 2010

18 fevereiro

Vozes das Mulheres do Brasil

Fundação Nosso Lar

vozes_das_mulheres_do_brasil

Vozes das Mulheres do Brasil é uma série de 15 programas especiais de rádio, produzida pelos jornalistas Mario de Freitas e Railda Herrero para o Bureau da Radio Nederland Wereldomroep em São Paulo, sucursal da Rádio Internacional da Holanda no país.

A série dá um panorama da situação das mulheres do Brasil, através de entrevistas, percorrendo todas as regiões do país. Aprofunda temas como desigualdade, tráfico de seres humanos, violência e abuso de adolescentes e de meninas. Mostra um perfil das mulheres brasileiras levadas à prostituição e sua organização. O turismo sexual, as rotas e as formas de aliciamento para o tráfico de mulheres são também temas da série. Apresentam ainda projetos liderados por mulheres para superação da miséria no Brasil.

Todos os programas estão disponíveis para download no site da Rádio.

Clique aqui para acessar

17 fevereiro

Capacitação

Fundação Nosso Lar

capacita

Hoje (17), pela manhã, a equipe técnica da Fundação Nosso lar retornou ao trabalho, após o feriado de Carnaval, participando de um ciclo de capacitação. O tema central abordado por Valtenir Lazzarini foi a Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança.

5 fevereiro

Programa Nacional de Direitos Humanos

Fundação Nosso Lar

pndh Criado pelo Decreto nº 7.037 de 2009, o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) é uma tentativa de consolidar a posição do Governo sobre uma série de questões que foram vinculadas aos Direitos Humanos. As políticas públicas em Direitos Humanos sugeridas pelo Governo abrangem praticamente todas as áreas de atuação do Estado, com diretrizes para o Congresso Nacional, o Executivo e o Judiciário.
Uma das finalidades básicas do PNDH-3 é dar continuidade à integração e ao aprimoramento dos mecanismos de participação existentes, bem como criar novos meios de construção e monitoramento das políticas públicas sobre Direitos Humanos no Brasil. O Programa é estruturado em seis eixos orientadores: Interação Democrática entre Estado e Sociedade Civil; Desenvolvimento e Direitos Humanos;  Universalizar Direitos em um Contexto de Desigualdades; Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência; Educação e Cultura em Direitos Humanos e Direito à Memória e à Verdade.

Download do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3)

4 fevereiro

Campanha de prevenção e combate à violência

Fundação Nosso Lar

campanha_contra_-a_violencia

Cartilhas, folhetos e cartazes  produzidos para a campanha de prevenção e combate contra toda forma de violência doméstica estão circulando pela cidade. Com o slogan “não finja que você não vê”, o material foi desenvolvido pelo Governo do Estado, Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Fundo Estadual para Infância e Adolescência (FIA), Instituto de Ação Social do Paraná (IASP) e Secretaria Municipal de Assistência Social.

A campanha visa esclarecer e informar sobre a prevenção e combate contra toda a forma de violência – doméstica, maus tratos, exploração sexual e do trabalho, que ocorre na sociedade tendo como vítimas crianças, adolescentes, idosos e mulheres. Ao todo são 20 mil cartilhas informativas, 40 banners, 100 mil folhetos informativos, 1.850 cartazes e 100 mil unidades de flyer. Todos esses materiais estão sendo entregues a entidades que atuam como agentes na rede de proteção e combate à violência.

A campanha tem caráter permanente e tem o objetivo de esclarecer e disseminar informações de como as pessoas podem atuar para mudar essa realidade. A expectativa é que toda a sociedade colabore principalmente por meio dos telefones do disque denúncia. A ligação é gratuita e sigilosa. No município os números são o 0800-451-407 e o 0800-643-8111. Também é possível ligar para o Nucria – Núcleo de Proteção à Crianças Vítima de Crimes no (45) 3524-0396 e para o Conselho Tutelar no telefone (45) 3523-0023.