Arquivo de outubro de 2009

30 outubro

Casa da Mandioca

Fundação Nosso Lar

casa_da_mandioca_madre_terra

Foi publicada no Portal ADITAL, Agência de Informação Frei Tito para América Latina, matéria referente à inauguração da Casa da Mandioca, no último dia 19, pela Associação Madre Terra. A ADITAL é uma agência de notícias que nasceu para levar a agenda social latino-americana e caribenha à mídia internacional e quer estimular um jornalismo de cunho ético e social.

Associação investe em aprendizado e renda para jovens de Foz do Iguaçu (PR)
Natasha Pitts
Foz do Iguaçu – Adital – Cumprindo com sua missão de promover a educação humana e profissional dos jovens, a Associação Madre Terra, sediada em Foz do Iguaçu, no Paraná, inaugurou no último dia 19 a Casa da Mandioca. O novo espaço de manipulação de alimentos ampliará o projeto social realizado com jovens da cidade por meio da agroindústria.  Na ocasião da inauguração, padre Arturo Paoli, criador do projeto em Foz do Iguaçu, fez a benção do local.

Leia a matéria na íntegra

29 outubro

Arte e Cultura na FNL

Fundação Nosso Lar

Várias atividades foram desenvolvidas ontem (28) pelas crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Nosso Lar. Pela manhã teve prosseguimento a Oficina de Circo ministrada pela Troupe Luz da Lua, todas as quartas e sábados. No período da tarde outro grupo de crianças e adolescentes assistiram ao espetáculo “Zabelê Caxingulê e o Romance Perfumado”, apresentado pelo grupo Fantokid’s teatro de Bonecos de Maringá, no Iguassu Boulevard, como parte da programação do Festival de Teatro. Para encerrar a tarde cultural foi apresentada a Mostra de Curtas de Animação do Dia Internacional da Animação, que ocorreu em 400 cidades e 30 países ao mesmo tempo, organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) com a parceria, em Foz do Iguaçu, da Associação Guatá, Casa do Teatro e Sindicato dos Jornalistas.

Confira as imagens:

circo01circo02circo03circo04teatro_bonecos 01teatro_bonecos 02teatro_bonecos 03anima01anima02anima03

28 outubro

Direitos Humanos

Fundação Nosso Lar

biblioteca_uspA Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza vários documentos históricos nacionais e internacionais. Confira o acervo da Biblioteca:


ONU – Organização das Nações Unidas
( 241 Documentos )

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (12 Documentos )

OEA – Organização dos Estados Americanos (20 Documentos )

OIT – Organização Internacional do Trabalho (15 Documentos )

OEI – Organização Dos Estados Ibero-Americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura (6 Documentos )

WIPO – World Intellectual Property Organization (Organização Mundial de Propriedade Intelectual) (4 Documentos )

FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) (3 Documentos )

OMS – Organização Mundial da Saúde (3 Documentos )

Direitos Humanos no Brasil (16 Documentos )

Direitos Humanos na USP ( 4 Documentos )

Documentos Históricos ( 44 Documentos )

Justiça Internacional ( 14 Documentos )

28 outubro

O direito de aprender

Fundação Nosso Lar

direito_de_aprenderO relatório Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 – do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) – tem como foco “O direito de aprender & Potencializar avanços e reduzir desigualdades”.

A pesquisa aponta uma “melhoria significativa em todos os indicadores que medem as oportunidades de acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica. A análise da evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revela progressos que devem ser comemorados: mais de 70% dos municípios brasileiros superaram ou atingiram as metas do Ideb referentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental para 2007, acordadas com o Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).”

Download de O direito de aprender & potencializar avanços e reduzir desigualdades

Download dos mapas e tabelas

26 outubro

Ciência & Tecnologia

Fundação Nosso Lar

ciencia_tecnologiaLançada publicação que apresenta o monitoramento da cobertura científica realizada por 62 veículos impressos brasileiros em 2007 e 2008. São 2.599 reportagens, colunas, artigos, editoriais e entrevistas sobre o tema Ciência e Tecnologia. A iniciativa faz parte do projeto “Ciência, Tecnologia & Inovação na Mídia Brasileira”, realizado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI).

Download de Ciência, Tecnologia & Inovação na Mídia Brasileira

23 outubro

Contra o tráfico de crianças e adolescentes

Fundação Nosso Lar

assinatura_termo

O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi assinou ontem (22) o Termo de Adesão, para a construção de uma Rede Regional de Luta contra o Tráfico de Crianças e Adolescentes para fins de exploração sexual na região do Mercosul. Esteve presente o Consultor Técnico do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Fernando Luz Carvalho, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH, da Presidência da República.

Segundo Carvalho a idéia é institucionalizar a parceria entre os três países que integram o Mercosul e promover ações articuladas para o enfrentamento da violência sexual referente ao tráfico de crianças e adolescentes na região da Tríplice Fronteira. “É uma medida de fortalecimento e reforço aos trabalhos já realizados por instituições governamentais e não governamentais”, disse.
O consultor enfatizou que será realizado um trabalho de pesquisa na região da Tríplice Fronteira, com recurso do BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. O trabalho visa à implantação de uma estratégia regional de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, tráfico para esses fins, nas 15 cidades gêmeas das fronteiras entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Entre os presentes estiveram também a secretária da Assistência Social, Rosilene Link; a pesquisadora e articuladora do PAIR no estado do Paraná, Jandicleide Evangelista Lopes, da Universidade Federal do Paraná; Arinha Rocha coordenadora da Rede Proteger; a representante de uma ONG no Paraguai, Celina Oin; e Adriana Maekawa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

(Fonte: Agência Municipal de Notícias)

23 outubro

Confraternização

Fundação Nosso Lar

Ontem (22) funcionários e amigos da FNL participaram de uma confraternização em homenagem ao padre Arturo Paoli, um dos idealizadores e fundadores da Fundação Nosso Lar. Também participaram da homenagem dom Mário De Maio, presidente da Associação Madre Terra, instituição parceira da Fundação, e amigos italianos que estão em visita ao Brasil.

Após uma apresentação que contou um pouco da trajetória da FNL, Arturo Paoli falou aos convidados, enfatizando a importância da participação cidadã, visando mudar o quadro social do país.

Veja as imagens:

visita_arturo 001visita_arturo 002visita_arturo 003visita_arturo 004visita_arturo 005visita_arturo 006visita_arturo 007visita_arturo 008visita_arturo 009visita_arturo 010visita_arturo 011visita_arturo 012visita_arturo 013visita_arturo 014visita_arturo 015

22 outubro

Prevenir a violência

Fundação Nosso Lar

primeira_infancia“Prevenir a violência pelo aprendizado na primeira infância” é uma publicação do Centre d’excellence pour le devéloppement des jeunes enfants (CEDJE), que é um dos quatro Centros de Excelência para o Bem-Estar Infantil, financiados pela Agência de Saúde Pública do Canadá. Esta publicação foi possível graças ao apoio financeiro do Centro do Saber sobre o Aprendizado na Primeira Infância (CSAJE) e do Conselho Canadense do Aprendizado. Sua tradução em português só foi possível graças ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que congrega os Secretários Estaduais de Saúde do Brasil.

Download de Prevenir a violência pelo aprendizado na primeira infância

22 outubro

Berço da Cidadania

Fundação Nosso Lar

berco_da_cidadania

O Instituto Berço da Cidadania é uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, com uma equipe composta de profissionais com especializações e experiências nas diversas áreas relacionadas ao trabalho com crianças e adolescentes afastados temporariamente do convívio familiar (Educação, Psicologia e Serviço Social).

O Instituto tem por objetivo promover ações de prevenção, intervenção e acompanhamento psicossocial, para assegurar a convivência familiar e comunitária a crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, desejos e sonhos.

Visite o site

21 outubro

Prioridade no Parlamento

Fundação Nosso Lar

crianca_no_parlamento

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) lançou o site do “Projeto Criança e Adolescente: Prioridade no Parlamento”. Por meio da página, é possível pesquisar e conhecer o status de projetos de lei que estão tramitando na Câmara ou no Senado e que tenham relação com o público infanto-juvenil. Além disso, os projetos relacionados são avaliados quanto a seu teor: se retiram ou garantem direitos a crianças e adolescentes. O site também apresenta uma agenda que reúne a data de votações importantes e debates sobre as propostas. O projeto conta com a parceria do INESC, UNICEF, Fórum DCA e Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente.

As informações estão disponíveis no endereço:

www.criancanoparlamento.org.br.