Arquivo de setembro de 2009

25 setembro

Passeata encerra Conferência Estadual

Fundação Nosso Lar

Uma passeata marcou o encerramento da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os participantes se concentraram na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio da UFPR e percorreram a rua XV de Novembro até a “Boca Maldita” .

Confira as imagens (fotos: Carlos Luz)

passeata01passeata02passeata03passeata04passeata05passeata06passeata07passeata09passeata09passeata10

25 setembro

VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fundação Nosso Lar

Conferencia_estadual_dca01

Com o tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal” aconteceu, entre os dias 21 e 24, no Centro de Convenções de Curitiba, a VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Cerca de 500 pessoas, entre delegados representantes das 12 regionais paranaenses, delegados natos e convidados, participaram da Conferência. Os participantes foram divididos em cinco eixos temáticos: Promoção e Universalização dos Direitos em um Contexto de Desigualdades;  Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos;  Participação de Crianças e Adolescente nos Espaços de Construção da Cidadania e Gestão da Política.

Cada eixo apresentou diretrizes para a VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece entre 7 e 10 de dezembro, em Brasília. Um importante avanço desta Conferência foi a participação mais efetiva dos adolescentes. O adolescente Messias Didimo Andrade, atendido pela Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, foi escolhido como delegado à Conferência Nacional representando a cidade.

Durante a abertura da Conferência, dia 21, a Fundação Nosso Lar foi uma das entidades não-governamentais homenageadas pela organização da Conferência, pelo trabalho realizado no abrigamento de crianças e adolescentes e o acompanhamento e apoio prestado às famílias.

Ontem (24), uma passeata marcou o encerramento da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os participantes se concentraram na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio da UFPR e percorreram a rua XV de Novembro até a Boca Maldita, distribuindo panfletos com as propostas criadas nos debates e sensibilizando a população para cobrar a aplicação prática das mesmas.

Veja as Diretrizes eleitas na VII Conferncia Estadual

Com Ciranda, organização integrante da Rede Andi Brasil

Confira as imagens da Conferência (fotos: Carlos Luz)

conferencia_estadual_dca02P1010008conferencia_estadual_dca03conferencia_estadual_dca03conferencia_estadual_dca05conferencia_estadual_dca06conferencia_estadual_dca07conferencia_estadual_dca08conferencia_estadual_dca09conferencia_estadual_dca10conferencia_estadual_dca_11conferencia_estadual_dca12conferencia_estadual_dca13P1010049conferencia_estadual_dca14conferencia_estadual_dca15

conferencia_estadual_dca_16P1010060 conferencia_estadual_dca_17conferencia_estadual_dca_18conferencia_estadual_dca_19conferencia_estadual_dca_20

19 setembro

Conselho da Comunidade na Execução Penal

Fundação Nosso Lar

conselho_da_comunidade

O Conselho da Comunidade na Execução Penal é um órgão de Execução Penal (art. 61 da Lei 7.210/84 – Lei de Execução Penal) e foi instituído na Comarca de Foz do Iguaçu no dia 29 de março de 1995 pelo Juiz Corregedor dos Presídios, Dr. Rui Muggiati. Independente, autônomo e harmônico aos demais, tem por finalidade ser instrumento de humanização, ressocialização, formação, organização e conscientização dos condenados em qualquer regime e que cumprem ou cumpriram pena na Comarca de Foz do Iguaçu, integrando-os ao Meio Social.

Para acessar o blog do Conselho clique aqui.

18 setembro

Para pensar

Fundação Nosso Lar

betinho

“Se não vejo na criança uma criança, é porque alguém a violentou antes, e o que vejo é o que sobrou de tudo que lhe foi tirado. Essa que vejo na rua, sem pai, sem mãe, sem casa, cama e comida, essa que vive a solidão das noites sem ninguém por perto, é um grito, um espanto. Diante dela o mundo deveria parar para começar um novo encontro, porque a criança é o princípio sem fim e o seu fim é o fim de todos nós”. (Herbert de Souza – Betinho, sociólogo, 03/11/1935 – 09/08/1997).

Vote no Prêmio Betinho – Atitude Cidadã

Clique para votar

18 setembro

Rádio UFPR

Fundação Nosso Lar

radio_ufpr cópia

A primeira emissora de rádio exclusiva para a internet é mantida pela Universidade Federal do Paraná. É a Rádio UFPR, uma emissora educativa, com música popular brasileira e notícias da comunidade universitária.

Clique aqui para ouvir

17 setembro

O Fundo da Infância e Adolescência

Fundação Nosso Lar

O FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO PARANÁ: PARA QUÊ e PARA QUEM

valtenir_lazzriniPor VALTENIR LAZZARINI. Educador; dirigente de abrigo; graduado em Letras pela Unioeste campus de Foz do Iguaçu, especialista em políticas de atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco; foi presidente do CMDCA de Foz do Iguaçu e do CEDCA/PR. Coordenou a pesquisa estadual no Paraná sobre a situação dos abrigos e das crianças nesses abrigos. Organizador do livro Abandono Exploração e Morte de Criança e Adolescentes em Foz do Iguaçu, co-autor dos Livros: Acolhimento Institucional no Paraná – Desvelando a realidade; Acolhimento Institucional no Paraná – Quero uma família pra mim; Conselhos Tutelares no Paraná: condições de funcionamento e a operacionalização do software SIPIA NBB-MJ. Atualmente é conselheiro do CEDCA representado a Fundação Nosso Lar e também responde como articulador do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná – Fórum DCA/PR.

17 setembro

O Interesse Superior da Criança e do Adolescente

Fundação Nosso Lar

O Interesse Superior da Criança e do Adolescente como Princípio da Justiça Criminal Especializada da Infância e Juventude

clarissa_colettoPor CLARISSA MARIN COLETTO, Advogada do Centro de Defesa dos Direitos da Crianaça e do Adolescente de Foz do Iguaçu – CEDEDICA.

17 setembro

Novo site do Cedca

Fundação Nosso Lar


site_cedca

Com o lançamento do novo site da SECJ (www. secj.pr.gov.br), o site do Cedca/PR ganhou endereço próprio para todos os seus conteúdos. Acesse www.cedca.pr.gov.br e confira.

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná – Cedca/PR, é um órgão de natureza estatal especial, com instância pública essencialmente colegiada, compondo-se de forma paritária com representantes governamentais e não-governamentais.

O Conselho reúne-se mensalmente para formular, deliberar e controlar ações referentes à criança e ao adolescente em todos os níveis, segundo leis federais, estaduais e municipais, em reuniões abertas à comunidade.

15 setembro

Índice de Homicídios na Adolescência

Fundação Nosso Lar

indice_homicidios Índice de Homicídios na Adolescência [IHA] – Análise preliminar dos homicídios em 267 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

Este documento preliminar foi produzido no contexto do Programa de Redução da Violência Letal e consiste em um dos produtos do segundo eixo de ação do Programa destinado a produção de indicadores de monitoramento integrado de vitimização de adolescentes por homicídios.

Sua realização é resultado do trabalho em parceira entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidênciada República – SPDCA/SEDH, o Fundo das Nações Unidaspara a Infância – UNICEF, o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência – LAV/UERJ. A versão conclusiva do diagnóstico aqui apresentado está sendo elaborada e será incorporada ao documento final do programa.

Download de Índice de Homicídios na Adolescência

14 setembro

Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fundação Nosso Lar

Durante todo o dia de hoje (14), delegados de 22 cidades do oeste do Paraná, convidados, representantes de entidades e adolescentes estiveram reunidos no auditório da Uniamérica, na Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – 2009.

Pela manhã, Dorival da Costa, de Curitiba, proferiu a palestra “Construindo as Diretrizes da Política e o Plano Decenal”.

No período da tarde, os delegados reuniram-se em grupos de trabalho e discutiram propostas referentes aos cinco eixos temáticos da Conferência: Promoção e Universalização de Direitos num Contexto de Desigualdades; Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos; Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção de Cidadania; Gestão da Política.

As propostas serão levadas à VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, em Curitiba.

Confira as imagens (fotos: Carlos Luz)

conferenciaregional2009 044conferenciaregional2009 048conferenciaregional2009 051conferenciaregional2009 055conferenciaregional2009 057conferenciaregional2009 058conferenciaregional2009 063conferenciaregional2009 064conferenciaregional2009 066conferenciaregional2009 068conferenciaregional2009 069conferenciaregional2009 073conferenciaregional2009 075conferenciaregional2009 077conferenciaregional2009 071