Arquivo de agosto de 2009

31 agosto

O Menino Maluquinho e os Direitos Humanos

Fundação Nosso Lar

menino_maluquinho_direitos_humanos

A obra, que é uma parceria do Ministério da Educação com a Unesco, traz todos os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e um personagem bem conhecido nas ilustrações: o Menino Maluquinho.

As 32 páginas coloridas da publicação foram desenvolvidas pelo próprio criador do personagem, o cartunista Ziraldo. O Menino Maluquinho participa de situações que retratam os diversos temas dos Direitos Humanos como cidadania, igualdade, saúde, meio ambiente e moradia.

Download Cartilha Direitos Humanos

28 agosto

Observatório Nacional

Fundação Nosso Lar

observatorio

Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma iniciativa desenvolvida para reunir e acompanhar informações e indicadores sobre as políticas sociais focadas na garantia dos direitos da infância e da adolescência.

O Observatório está estruturado como um dos projetos da Agenda Social Criança e Adolescente, anunciada  em outubro de 2007 pelo Presidente da República e formulada para incentivar, defender e promover os direitos da população infanto-juvenil em situação de violência no país.

O Observatório é mantido e coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH da Presidência da República, juntamente com 14 Ministérios que constituem o Comitê Gestor da Agenda Social. Os esforços do Observatório também são dirigidos para integrar estados, municípios, organizações nacionais e internacionais como parceiros no fortalecimento do projeto e na manutenção de suas bases de dados.

No portal eletrônico do Observatório é possível conhecer as ações desenvolvidas no âmbito da Agenda Social com linguagem acessível e informações detalhadas. Sua estrutura oferece um esquema ilustrado de indicadores de interesse da garantia de direitos da infância e da adolescência brasileira em nível nacional, estadual e municipal.

Também estão presentes no portal do Observatório informações e documentos a respeito das principais referências legais, científicas, políticas e institucionais que amparam os esforços da sociedade e dos governos no campo da redução da vulnerabilidade infanto-juvenil.

28 agosto

Depoimento sem dano

Fundação Nosso Lar

depoimento_sem_danoEditado pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, o livreto “Depoimento sem dano” se destina a ser utilizado por adultos que vão preparar crianças/adolescentes para revelar (comunicar, transmitir) provas ao sistema de justiça. Abrange uma explicação bem simples de como as pessoas participam da produção de provas durante os procedimentos judiciais.

Download de Depoimento sem dano

26 agosto

Juventude, violência e vulnerabilidade social

Fundação Nosso Lar

juventude_violenciaJuventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas / Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Entre os diversos problemas e questões cruciais que continuam a desafiar as políticas de desenvolvimento social na América Latina, seguramente uma das mais importantes é a da juventude. O expressivo contingente de jovens existentes no conjunto geral da população, somado ao aumento da violência e da pobreza e ao declínio das oportunidades de trabalho, estão deixando a juventude latino-americana sem perspectivas para o futuro, sobretudo o segmento de jovens que está sendo vítima de situações sociais precárias e aquém das necessidades mínimas para garantir uma participação ativa no processo de conquista da cidadania.

O presente estudo sustenta que a violência sofrida pelos jovens possui fortes vínculos com a vulnerabilidade social em que se encontra a juventude nos países latino-americanos, dificultando por conseguinte o seu acesso às estruturas de oportunidades disponíveis nos campos da saúde, educação, trabalho, lazer e cultura.

Download de Juventude, violência e vulnerabilidade social

25 agosto

Reunião da Rede Proteger

Fundação Nosso Lar

A Rede Proteger se reuniu hoje (25) na sede da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI). Na pauta a apresentação do documentário “O que o destino me mandar”; apresentação dos modelos de termos de adesão, institucional e pessoal; apresentação dos encaminhamentos feitos pelos Grupos de Trabalho; informes de eventos que a Rede participou; agenda de setembro e eleição da nova coordenação da Rede, para o período de setembro/2009 a fevereiro/2010. A nova instituição que coordenará os trabalhos da Rede será a Casa do Teatro, em substituição da Fundação Nosso Lar. Confira as imagens (fotos de Carlos Luz e Sylvania Kazmierski)

redeproteger_250809 002redeproteger_250809 004redeproteger_250809 005redeproteger_250809 006redeproteger_250809 007redeproteger_250809 009redeproteger_250809 014redeproteger_250809 017redeproteger_250809 019redeproteger_250809 020

24 agosto

Trabalho infantil

Fundação Nosso Lar

gibi_mptO gibi “Brincar, estudar, viver… Trabalhar só quando crescer” é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho através do projeto  “MPT na Escola”, que vai possibilitar a alunos de escolas públicas de todo país o acesso a informações sobre trabalho infantil, como forma de prevenção e erradicação desse tipo de exploração. O enredo trata da aventura de Rafael, Clara, Ana, Dudu e o professor Júlio com os conteúdos do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Constituição Federal Brasileira.

O projeto é da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.

Download do Gibi sobre trabalho infantil

21 agosto

Para pensar

Fundação Nosso Lar

raul seixas

“Um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.” (Raul Seixas, cantor e compositor, 28/06/1945 – 21/08/1989)

19 agosto

Para pensar

Fundação Nosso Lar

milton_santos

“Estamos convencidos de que a mudança histórica em perspectiva provirá de um movimento de baixo para cima, tendo como atores principais os países  subdesenvolvidos e não os países ricos; os deserdados e os pobres e não os opulentos e outras classes obesas; o indivíduo liberado partícipe das novas massas e não o homem acorrentado; o pensamento livre e não o discurso único.”  (Milton Santos,  geógrafo, 03/05/1926 – 24/06/2001)

19 agosto

Estudo de casos

Fundação Nosso Lar

estudo_de_casos

Profissionais da Fundação Nosso Lar e da Vara da Infância e da Juventude de Foz do Iguaçu estiveram reunidos hoje (19), na sede da entidade, para avaliação e encaminhamento de casos de crianças e adolescentes atendidos pela entidade. A busca para a solução dos problemas que causaram o abrigamento é uma ação constante da FNL, tentando fazer com que o tempo de abrigamento seja o menor tempo possível.

19 agosto

Identidade

Fundação Nosso Lar

Profissionais do Departamento de Identificação da Policia Civil estiveram na sede da Fundação Nosso Lar, hoje (19), no período da tarde, colhendo impressões digitais e assinaturas de crianças abrigadas ou assistidas pela instituição, para a confecção de Carteiras de Identidades. Uma das ações da FNL é promover a documentação de toda criança ou adolescente atendido pela entidade, como forma de exercício de cidadania.

Confira as imagens

identidade 001identidade 002identidade 003identidade 004identidade 005identidade 006identidade 007identidade 013identidade 009identidade 010