Arquivo da Categoria ‘Notícias’

7 dezembro

Encerramento de ano

Fundação Nosso Lar

No início de dezembro a Fundação Nosso Lar promoveu o encerramento das atividades de 2010 com algumas das famílias acompanhadas pela entidade. O casal italiano, Enrico e Liliana, amigos da Fundação, em visita ao Brasil, participou da confraternização, dizendo-se  “muito felizes ao encontrar os ‘bambinos’ agora com suas próprias famílias”.

Foi um momento de reencontro, com direito a bolo e presentes, mas também foi um momento de reconhecer as necessidades das famílias em relação a situação de desemprego, falta de creche, dificuldades de dar aos filhos o necessário para buscar um futuro diferente.

Para a diretora de projetos da FNL, Ivania Ferronatto, todos estes fatores “fortalecem a certeza de que a família que não é cuidada, não tem condições de cuidar”, por isso “é necessário investir na família, na comunidade e também nos ‘cuidadores’”.

Ivania destacou que este será o desafio da Fundação Nosso Lar em 2011: “intensificar o trabalho com as famílias, tanto as acolhedoras, quanto as e de origem, oferecendo o Programa de Consultoria e Capacitação Permanente, incluindo o projeto ‘Cuidar de quem Cuida’, conclusão e publicação da pesquisa ‘Cresci no Abrigo, e agora?’ e atendimento e proteção jurídica a crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados através do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – Cededica”.

A diretora da FNL aproveitou para agradecer “a todos os parceiros que têm acompanhado e apoiado a instituição, em todos estes anos de luta pela defesa e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e famílias, principalmente neste ano de 2010, cujas mudanças ensinaram que ‘Não existe um novo caminho, e sim uma nova forma de caminhar’”. Ivania encerrou, dizendo esperar continuar contando com este apoio nesta nova etapa do caminho.

Confira as imagens:

encerramento_familias01encerramento_familias02encerramento_familias03encerramento_familias04encerramento_familias05encerramento_familias06encerramento_familias07encerramento_familias08

7 dezembro

Plano Nacional pela Primeira Infância

Fundação Nosso Lar
PNPI será lançado hoje

PNPI será lançado hoje

O lançamento do Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) acontece hoje (07), às 14h30, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília.

O Plano será entregue posteriormente ao Governo Federal como proposta de ações e metas a serem realizadas até 2022 na área dos direitos das crianças de até seis anos de idade.

O documento estabelece diretrizes que o País deverá seguir para que sejam cumpridas as determinações da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente, das leis setoriais de educação, saúde, assistência, cultura e de outros setores que dizem respeito ao público infantil.

Leia mais em http://primeirainfancia.org.br/

6 dezembro

Cresci no Abrigo, e agora?

Fundação Nosso Lar
Roseli Schuster (esquerda) e Leandra da Rosa (direita) realizam a pesquisa “Cresci no Abrigo, e agora?”,

Roseli Schuster (esquerda) e Leandra da Rosa (direita) realizam a pesquisa “Cresci no Abrigo, e agora?”

As psicólogas Roseli Schuster e Leandra da Rosa estão em fase de conclusão da pesquisa “Cresci no Abrigo, e agora?”, desenvolvida pela Fundação Nosso Lar. A pesquisa traça o perfil dos egressados da instituição, no intuito de conhecer melhor a realidade e as reais necessidades destes jovens, além de fazer um levantamento completo de todas as crianças e adolescentes que passaram pela FNL. O trabalho, depois de concluído, deverá ser editado pela Fundação Nosso Lar.

Leia texto preliminar da pesquisa, publicado na Revista Criança e Adolescente. Clique aqui

3 dezembro

Terapia Comunitária

Fundação Nosso Lar

A diretora de projetos da FNL participou, no final de novembro, de um curso de capacitação na localidade de Ocas do Índio, em Fortaleza, Ceará. O curso “Trabalhando o Trauma e o Estresse” teve como objetivo apresentar novas ferramentas psico-corporais para profissionais da área de saúde, educação e assistência social de todo o pais.

Tendo como facilitador o psicólogo Nehemias Tavares, o curso foi promovido pelo Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária  - MISMC e teve o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará.

Para o psiquiatra Adalberto Barreto, coordenador do MISMC,  ”a Terapia Comunitária é um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um”.

Visite o Site: www.4varas.com.br

Confira as imagens

terapia01terapia02terapia03terapia04terapia05terapia06terapia07terapia08terapia09terapia10terapia11terapia12terapia13terapia14

terapia15

2 dezembro

Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil

Fundação Nosso Lar
Encontro Regional de Revisão do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil

Encontro Regional de Revisão do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil

Representantes dos três estados da região Sul do país participaram, no início de novembro, do Encontro de Revisão do Plano de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, em Curitiba.

O evento teve como objetivo reunir e sistematizar as recomendações e experiências das diversas instâncias de enfrentamento à violência sexual que atinge meninas e meninos nessa parte do país. A diretora de projetos da FNL, Ivania Ferronatto, participou do Encontro como convidada e a jovem Laudelina da Silva Vargas foi como representante juvenil da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu e da Fundação Nosso Lar.

1 dezembro

Política Nacional e Plano Decenal DCA

Fundação Nosso Lar
Lazzarini, diretor da FNL, fala no Seminário Regional DCA

Lazzarini, diretor da FNL, fala no Seminário Regional DCA (Foto: Assessoria)

A Fundação Nosso Lar participou, no início de outubro, do quarto Seminário Regional do Fórum Nacional DCA para discutir a Política Nacional e o Plano Decenal DCA. O seminário reuniu cerca de 100 representantes dos Fóruns Estaduais DCAs do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em Florianópolis (SC).

Foram abordados temas como a análise de conjuntura, a incidência do movimento da infância e adolescência na Política Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a tendência de assistencialização dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

O seminário foi um espaço para que a sociedade civil influencie incisivamente na construção da Política Nacional e do Plano Decenal DCA, uma vez se tratar de uma política pública que requer que as forças sociais se façam presentes na perspectiva de uma política e um plano efetivo na garantia de todos os direitos humanos de crianças e adolescentes, assim como no combate e responsabilização das violações.

30 novembro

Ong Brasil 2010

Fundação Nosso Lar

A Fundação Nosso Lar participou da segunda edição da feira e congresso ONG Brasil, realizada entre os dias 25 e 27 de novembro no Expo Center Norte, em  São Paulo.

A feira reuniu cerca de 500 ongs de todo o Brasil que atuam nas áreas de educação, assistência social, meio ambiente, esporte, cultura e arte, empreendedorismo social, defesa dos direitos, drogas, apoio à gestão do terceiro setor, geração de trabalho e renda, necessidades especiais, saúde e desenvolvimento comunitário.

A feira serviu como uma vitrine do trabalho realizado por estas instituições e contou com a visitação de cerca de 10 mil pessoas nos três dias.

Confira as imagens (fotos: Carlos Luz)

ongbrasil01ongbrasil02ongbrasil03ongbrasil04ongbrasil05ongbrasil06ongbrasil07ongbrasil08ongbrasil09ongbrasil10ongbrasil11ongbrasil12ongbrasil13ongbrasil14ongbrasil15ongbrasil16ongbrasil17ongbrasil18ongbrasil19ongbrasil20

1 outubro

Voto em candidatos comprometidos

Fundação Nosso Lar
Fórum Nacional DCA

Fórum Nacional DCA

O Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) divulgou Carta Aberta dirigida às entidades filiadas, parceiros, organizações da sociedade civil e população em geral defendendo o voto consciente nos candidatos comprometidos com os direitos da criança e do adolescente nas eleições gerais de 3 de outubro.
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) obteve a adesão de quatro candidatos à presidência da República ao Termo de Compromisso com a Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Até o momento, assinaram o compromisso Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Leia a íntegra da Carta Aberta do FNDCA

17 setembro

Sipia

Fundação Nosso Lar

Sipia promete traçar um mapa de todos os casos atendidos por Conselhos Tutelares no Brasil

Sipia promete traçar um mapa de todos os casos atendidos por Conselhos Tutelares no Brasil

Depois de capacitação para conselheiros tutelares, Sipia-CT Web chega aos municípios

Foz do Iguaçu é pioneiro na plataforma que promete traçar um mapa de todos os casos atendidos por Conselhos Tutelares no Brasil

Após o 1º Encontro Nacional de Capacitação dos Mobilizadores do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) para os Conselhos Tutelares, que aconteceu em Brasília entre os dias 24 e 26 de agosto, a meta agora é implantar a plataforma digital, o Sipia-CT Web, nos municípios e capacitar os conselheiros tutelares. A missão é da Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente juntamente com as prefeituras e estados.

Leia mais em

Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência

1 setembro

Revista Criança e Adolescente

Fundação Nosso Lar
Revista Criança e Adolescente

Revista Criança e Adolescente

Durante o Seminário Latino-Americano de Acolhimento Familiar, que começa amanhã (2) e prossegue até sábado (4), a rede Proteger de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, que organiza o evento em Foz do Iguaçu, estará lançando a revista “Criança e Adolescente”, uma publicação temática, teórica e informativa, que abordará temas ligados à defesa dos direitos da criança e do adolescente, eixo de atuação da Rede.

O número de estréia da revista ocupa quase metade de sua edição com o documento “Crianças e adolescentes sem cuidados parentais na América Latina”. Realizado pela Rede Latino-Americana de Acolhimento Familiar em parceria com a Aldeas Infantiles SOS Internacional, o documento faz uma radiografia minuciosa sobre este problema no continente. Um artigo do promotor gaúcho Neidemar Fachinetto também trata do acolhimento familiar.

A revista fala ainda sobre o trabalho das instituições em rede, as ações e projetos desenvolvidos na área, uma pesquisa sobre os egressados de abrigos e um artigo contendo ponderações sobre a violência contra adolescentes em Foz do Iguaçu, além de algumas sugestões de livros, vídeos e cds, sempre com o foco na temática da criança e do adolescente.