Arquivo da Categoria ‘Arquivo’

15 setembro

Seminário Relaf 2010

Fundação Nosso Lar

Entre os dias 2 e 4 de setembro aconteceu em Foz do Iguaçu o Seminário Latino-Americano de Acolhimento Familiar da Relaf – Rede Latino-Americana de Acolhimento Familiar. veja a galeria de imagens:

Pela ordem:

Abertura do Seminário no Rafain Palace (fotos: Carlos Luz)

Abertura do Seminário (fotos: Ricardo Stuckert / Presidência da República)

Oficina com adolescentes (fotos: Carlos Luz)

Coquetel de confraternização na barragem de Itaipu (fotos: Studio New Color)

Trabalhos no Parque Tecnológico Itaipu – PTI (fotos: Carlos Luz)

Participantes e organização do Seminário (fotos cedidas por Sylvania Kasmierski)

Credenciamento dos participantes (CL)Público na abertura do SeminárioOrquestra de Violas da Fundação Assis Gurgacz de Cascavel (CL)Imprensa cobrindo o evento (CL)mesa de abertura do Seminário (CL)Matilde Luna, da Relaf (CL)Ivania Ferronatto, da Rede Proteger (CL)Jorge Sameck, Diretor Brasileiro da Itaipu (CL)Orlando Pessuti, Governador do ParanáLuis Inácio Lula da Silva, Presidente da República (CL)Matide Luna, Ivania Ferronatto e Lula (RS)MMinistro da Secretaria dos Direitos Humanos, Paulo Vannucchi e Lula (RS)

Lula foi homenageado com um álbum Minha História (RS)Francieli Farias entregou o álbum a Lula (RS)Oficina para adolescentes no primeiro dia do Seminário (CL)Oficina para adolescentes no primeiro dia do Seminário (CL)Oficina para adolescentes no primeiro dia do Seminário (CL)Oficina para adolescentes no primeiro dia do Seminário (CL)Oficina para adolescentes no primeiro dia do Seminário (CL)Oficina para adolescentes no primeiro dia do Seminário (CL)Oficina para adolescentes no primeiro dia do Seminário (CL)Oficina para adolescentes no primeiro dia do Seminário (CL)

Coquetel de confraternização na barragem de Itaipu (NC)Coquetel de confraternização na barragem de Itaipu (NC)Coquetel de confraternização na barragem de Itaipu (NC)Coquetel de confraternização na barragem de Itaipu (NC)Coquetel de confraternização na barragem de Itaipu (NC)Coquetel de confraternização na barragem de Itaipu (NC)Coquetel de confraternização na barragem de Itaipu (NC)Seminário no PTI (CL)Seminário no PTI (CL)Seminário no PTI (CL)Seminário no PTI (CL)Seminário no PTI (CL)Seminário no PTI (CL)Seminário no PTI (CL)Seminário no PTI (CL)Participantes do Seminário (CL)Seminário no PTI (CL)Seminário no PTI (CL)Encerramento do Seminário (CL)Encerramento do Seminário (CL)Encerramento do Seminário (CL)Encerramento do Seminário (CL)Participantes do SeminárioComissão Organizadora do Seminário

18 maio

Caminhada e atividades marcam o 18 de maio

Fundação Nosso Lar
Caminhada pela Av.Brasil marcou o dia 18 de maio

Caminhada pela Av.Brasil marcou o dia 18 de maio

Na manhã de hoje (18), apesar do frio e da fina garoa, centenas de crianças, adolescentes e integrantes de entidades ligadas aos direitos da criança e do adolescente participaram de uma caminhada para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.  Organizada pela Itaipu, Rede Proteger e Prefeitura, a caminhada teve início em frente ao 34º Batalhão de Infantaria Motorizado e seguiu pela Avenida Brasil até a Praça do Mitre, onde tendas com serviços e atividades lúdicas estarão à disposição da comunidade durante todo o dia.

O dia 18 de Maio tem como objetivo de reforçar o enfrentamento à violência sexual contra meninos e meninas, bem como mobilizar os diversos setores da sociedade sobre o problema. A data foi escolhida como protesto contra um crime impune. Em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, uma menina de oito anos foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Apesar de ser considerado bárbaro, o crime, conhecido como “Caso Araceli”, prescreveu e os culpados permanecem impunes.

Confira as imagens (fotos: Carlos Luz)

18_de_maio0118_de_maio0218_de_maio0318_de_maio0418_de_maio0518_de_maio0618_de_maio0718_de_maio0818_de_maio0918_de_maio1018_de_maio1118_de_maio1218_de_maio1318_de_maio14

14 dezembro

Festa de fim de ano

Fundação Nosso Lar

Membros do Programa “Força Voluntária”, da Itaipu Binacional, estiveram presentes na sede da FNL, no último sábado (12), onde aconteceu a festa de fim de ano para crianças e adolescentes abrigados e famílias atendidas pelos programas da instituição. Apesar do mau tempo, que obrigou a transferência da festa do pátio para o auditório da FNL, crianças e adolescentes que fazem a oficina de circo com a Troupe Luz da Lua fizeram uma apresentação de números circenses. Também houve a distribuição de doces e presentes pela equipe do “Força Voluntária”, a ação faz parte do Projeto “Estrelinhas”, onde funcionários da Itaipu colaboram financeiramente para a compra e distribuição  de presentes.

Confira as imagens.

fimdeano01fimdeano02fimdeano03fimdeano04fimdeano05fimdeano06fimdeano07fimdeano08fimdeano09fimdeano10fimdeano11fimdeano12fimdeano13fimdeano14fimdeano15fimdeano16fimdeano17fimdeano18

23 outubro

Confraternização

Fundação Nosso Lar

Ontem (22) funcionários e amigos da FNL participaram de uma confraternização em homenagem ao padre Arturo Paoli, um dos idealizadores e fundadores da Fundação Nosso Lar. Também participaram da homenagem dom Mário De Maio, presidente da Associação Madre Terra, instituição parceira da Fundação, e amigos italianos que estão em visita ao Brasil.

Após uma apresentação que contou um pouco da trajetória da FNL, Arturo Paoli falou aos convidados, enfatizando a importância da participação cidadã, visando mudar o quadro social do país.

Veja as imagens:

visita_arturo 001visita_arturo 002visita_arturo 003visita_arturo 004visita_arturo 005visita_arturo 006visita_arturo 007visita_arturo 008visita_arturo 009visita_arturo 010visita_arturo 011visita_arturo 012visita_arturo 013visita_arturo 014visita_arturo 015

20 outubro

Madre Terra inaugura “Casa da Mandioca”

Fundação Nosso Lar

Foi inaugurada ontem (19) a “Casa da Mandioca”, um espaço de manipulação de alimentos mantido pela Associação Madre Terra em sua chácara localizada no bairro Remanso Grande. O prefeito Paulo Mac Donad Ghisi e o secretário de Agricultura Eduardo Spada prestigiaram a inauguração, além de representantes da Emater /PR, Associação dos Produtores de Foz do Iguaçu – APROFOZ, Parque das Aves, SICRED, Diocese de Foz do Iguaçu e convidados brasileiros e italianos. Os adolescentes atendidos pelo projeto Madre Terra também estiveram presentes. Da Itália, além de vários convidados das cidades de Luca, Bolonha, Milano e Roma, vieram o presidente da Madre Terra e da Associação Oriundici, ong com sede em Roma e mantenedora do projeto aqui no Brasil, Mário De Maio e o  Padre Arturo Paoli, idealizador e presidente de honra do projeto. O espaço, que homenageia o empreendedor italiano Marco del Debio, servirá para descascar e embalar a mandioca, um dos produtos cultivados na chácara do projeto. Após a cerimônia de inauguração, os convidados puderam saborear salgados e doces feitos à base de mandioca.

A edição de hoje (20) do jornal A Gazeta do Iguaçu trouxe uma reportagem de Leila Gesing sobre o evento.

Leia também matéria da Agência Municipal de Notícias

Confira as imagens da inauguração da “Casa da Mandioca” (fotos: Carlos Luz)

inaugura01inaugura02inaugura03inaugura04inaugura05inaugura06inaugura07inaugura08inaugura09inaugura10inaugura11inaugura12inaugura13inaugura14inaugura15

7 outubro

Oficina de circo

Fundação Nosso Lar

As atividades da Oficina de Circo com a Troupe Luz da Lua na FNL continuam. A Oficina acontece todas as quartas, manhã e tarde e sábados no período da manhã. No próximo sábado (10) as crianças e adolescentes da FNL farão uma apresentação na sede da instituição, além de outras atividades que marcarão o Dia da Criança.

Confira as imagens da oficina hoje (7) pela manhã.

circo_01circo_03circo_05circo_06circo_08circo_09circo_10circo_12circo_14circo_15

5 outubro

Conferência Livre de Comunicação

Fundação Nosso Lar

confecom_foz

Reunidos no último sábado (3), no plenário da Câmara de vereadores, estudantes, profissionais da educação, comunicação, psicologia, movimentos sindicais, organizações da sociedade civil organizada e a população de um modo geral, participaram da Conferência Livre de Comunicação de Foz do Iguaçu.

Durante todo o dia os participantes discutiram temas ligados à área de comunicação e aprovaram uma carta de diretrizes e princípios.

Na parte da manhã Rachel Bragatto, jornalista do Intervozes, Aniela Almeida, jornalista do Sindijor-PR e Carla Silva, professora da Unioeste de Mal. Cândido Rondon formaram a mesa que debateu o tema “Direito humano a comunicação e a democratização da mídia”.

Na parte da tarde, após a apresentação do documentário “Jornal Nosso Tempo: Um marco da resistência democrática em Foz do Iguaçu”, representantes do Blog de FozCartel do RapAssociação GuatáPortal MegafoneBlog Sopa Brasiguaia, falaram sobre o tema “Práticas de mídias alternativas”.

No final da tarde foi aprovada uma carta contendo princípios e diretrizes que será encaminhada à Conferência Estadual de Comunicação, marcada para os dias 6, 7 e 8 de novembro, em Curitiba. A carta ainda passará por uma redação final da Comissão organizadora da Conferência, que se reúne amanhã (6).

A plenária da conferência também aprovou duas moções: a primeira apoiando professores do Colégio Barão do Rio Branco que estão sofrendo processos administrativos e a segunda de apoio à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), na luta pela obrigatoriedade do diploma de jornalista para exercer a Profissão.

A Rede Proteger fez parte da Comissão Organizadora da Conferência.

25 setembro

Passeata encerra Conferência Estadual

Fundação Nosso Lar

Uma passeata marcou o encerramento da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os participantes se concentraram na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio da UFPR e percorreram a rua XV de Novembro até a “Boca Maldita” .

Confira as imagens (fotos: Carlos Luz)

passeata01passeata02passeata03passeata04passeata05passeata06passeata07passeata09passeata09passeata10

25 setembro

VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fundação Nosso Lar

Conferencia_estadual_dca01

Com o tema “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal” aconteceu, entre os dias 21 e 24, no Centro de Convenções de Curitiba, a VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Cerca de 500 pessoas, entre delegados representantes das 12 regionais paranaenses, delegados natos e convidados, participaram da Conferência. Os participantes foram divididos em cinco eixos temáticos: Promoção e Universalização dos Direitos em um Contexto de Desigualdades;  Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos;  Participação de Crianças e Adolescente nos Espaços de Construção da Cidadania e Gestão da Política.

Cada eixo apresentou diretrizes para a VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece entre 7 e 10 de dezembro, em Brasília. Um importante avanço desta Conferência foi a participação mais efetiva dos adolescentes. O adolescente Messias Didimo Andrade, atendido pela Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, foi escolhido como delegado à Conferência Nacional representando a cidade.

Durante a abertura da Conferência, dia 21, a Fundação Nosso Lar foi uma das entidades não-governamentais homenageadas pela organização da Conferência, pelo trabalho realizado no abrigamento de crianças e adolescentes e o acompanhamento e apoio prestado às famílias.

Ontem (24), uma passeata marcou o encerramento da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os participantes se concentraram na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio da UFPR e percorreram a rua XV de Novembro até a Boca Maldita, distribuindo panfletos com as propostas criadas nos debates e sensibilizando a população para cobrar a aplicação prática das mesmas.

Veja as Diretrizes eleitas na VII Conferncia Estadual

Com Ciranda, organização integrante da Rede Andi Brasil

Confira as imagens da Conferência (fotos: Carlos Luz)

conferencia_estadual_dca02P1010008conferencia_estadual_dca03conferencia_estadual_dca03conferencia_estadual_dca05conferencia_estadual_dca06conferencia_estadual_dca07conferencia_estadual_dca08conferencia_estadual_dca09conferencia_estadual_dca10conferencia_estadual_dca_11conferencia_estadual_dca12conferencia_estadual_dca13P1010049conferencia_estadual_dca14conferencia_estadual_dca15

conferencia_estadual_dca_16P1010060 conferencia_estadual_dca_17conferencia_estadual_dca_18conferencia_estadual_dca_19conferencia_estadual_dca_20

14 setembro

Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fundação Nosso Lar

Durante todo o dia de hoje (14), delegados de 22 cidades do oeste do Paraná, convidados, representantes de entidades e adolescentes estiveram reunidos no auditório da Uniamérica, na Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – 2009.

Pela manhã, Dorival da Costa, de Curitiba, proferiu a palestra “Construindo as Diretrizes da Política e o Plano Decenal”.

No período da tarde, os delegados reuniram-se em grupos de trabalho e discutiram propostas referentes aos cinco eixos temáticos da Conferência: Promoção e Universalização de Direitos num Contexto de Desigualdades; Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos; Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção de Cidadania; Gestão da Política.

As propostas serão levadas à VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, em Curitiba.

Confira as imagens (fotos: Carlos Luz)

conferenciaregional2009 044conferenciaregional2009 048conferenciaregional2009 051conferenciaregional2009 055conferenciaregional2009 057conferenciaregional2009 058conferenciaregional2009 063conferenciaregional2009 064conferenciaregional2009 066conferenciaregional2009 068conferenciaregional2009 069conferenciaregional2009 073conferenciaregional2009 075conferenciaregional2009 077conferenciaregional2009 071